Jump to content

Relato de um novato

novato

• Please log in to reply
42 replies to this topic

LT_Wes_Janson #1 Posted Jun 29 2015 - 20:20

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Olá pessoal,

Queria fazer um relato da minha experiência até agora no World of Tanks, por ser novato tb, tenho pouco mais de 1600 batalhas, na tentativa de ajudar outros que já passaram pela mesma situação que eu. O fórum está meio parado, vejo pouca coisa nova ser publicada aqui, mas vou tentar.Tenho 43 anos, e apaixonado por games desde o Telejogo, que virou peça de museu...

Sou fã de História, e mais ainda da Segunda Guerra, e descobrir World of Tanks foi um achado, por se basear em tanques históricos até 1945. O jogo é excelente, e se alguém ler isso é pq concorda comigo. Se trata de um jogo online de alta qualidade, e realmente gratuito. Muitos jogos que se denominam gratuitos só permitem ter experiência completa se gastar dinheiro real, nas chamadas pegadinhas. Mas WOT permite que vc jogue e cresça no jogo sem precisar gastar nenhum tostão. Claro que isso vai demorar mais tempo, mas para quem quer se divertir e melhorar suas habilidades, quanto mais batalhas melhor.

Se o jogador quiser gastar, recomendo a conta Premium, por permitir amealhar 50% a mais de créditos e de XP, aumentando a velocidade de seu progresso. A compra de tanques premium logo de cara não é recomendada, pois a pessoa vai cair em partidas com jogadores experientes e se frustrará. Cabe aqui uma ressalva da minha história com games. Apesar de jogar muito, sempre, nunca gostei de jogos online, justamente pela sensação de ser um carneiro no meio de uma alcatéia de lobos. Qualquer FPS que eu tentava, bastava levantar a cabeça e morrer. Não que isso não aconteça em WOT, mas é bem menos raro.

Pelo sistema de colocar tanques de níveis próximos numa mesma partida, o jogo tenta nivelar as coisas. Estou falando de tanques, não de jogadores. Mas geralmente quem joga partidas nos níveis (tiers) iniciais são novatos em progresso e aprendizado. Assim que a pessoa se familiariza com o jogo, deveria tentar definir uma linha a seguir, primeiramente em qual tipo de tanque seu tipo de jogo se adapta mais. Após essa decisão, aí sim procurar um país e um objetivo na Árvore Tecnológica. Mas não posso jogar em todos os tipos de tanques? Claro que pode, e deve, até para entender como cada tipo funciona, mas a medida que vc for avançando, e ficar cada vez mais difícil conseguir XP para pesquisar módulos e tanques superiores, talvez se sinta desperdiçando seu tempo.

Eu pessoalmente queria ter, e ainda pretendo, um tanque específico de cada tipo:

Light Tank: o britânico Crusader

Medium Tank: O M4 Sherman e variações

Heavy Tank: Um Tiger alemão, talvez até o famoso MAUS

Artilharia (SPG ou AAP): os franceses

Caça-tanques (TD): M18 Hellcat

Mas eu me apaixonei pelo Hellcat, deixando de lado o desenvolvimento do light e da AAP, e só jogando a linha alemã para os pesados nos intervalos de batalhas do Hellcat em que morro cedo, até a batalha terminar. Me senti muito melhor jogando como um sniper, rápido e preciso, com um canhão potente, jogando preferencialmente sem ser visto. Claro que numa condição dessa, dificilmente consigo obter muitas kills, obter alto dano, mas consigo contribuir bastante para a vitória de meu time.

Citar outra característica de WOT. Se trata sim de um FPS, mas tem um alto componente estratégico envolvido. A pessoa tem que jogar como um time, e é isso que gera a maior quantidade de conflitos entre os jogadores. Não adianta querer ganhar a batalha sozinho, isso dificilmente acontecerá. O ambiente de batalha é bem real, então táticas reais devem ser usadas, como flanquear um adversário, estabelecer linhas de fogo numa rota provável de ataque, fugir quando necessário (e não ter vergonha disso). Nisso, o mini mapa é importantíssimo. Imagino que muitos até mesmo o tirem da tela, por achar que atrapalha. De forma alguma, ele é essencial.

E aí que a escolha do tipo de tanque para o seu tipo de jogo assume uma importância imensa. Se vc quer jogar como sniper, ou protegendo sua base, não pilote um heavy. Esses devem ir para a linha de frente. Cansei de ver batalhar perdidas por mal posicionamento dos tanques. Mesmo outros jogadores não entendem o papel que vc desempenha na batalha. Várias vezes fui xingado, mandaram me mover, parar de campeirar, quando a minha função como Hellcat (especificamente esse TD, cuja blindagem chega a ser menor que um carro blindado de passeio atual) é justamente essa. Eventualmente posso fazer scout, mas nunca encarar um heavy ou medium de frente. Em 2 tiros, as vezes 1, estou morto.

Com relação às mods, existem inúmeras, ótimas, que podem ajudar sua experiência de jogo. Mas para mim elas te trazem tanta informação que acabo perdendo o foco do jogo em si, e tempo que seria essencial. Uso a mira J1mb0, que me dá as informações necessárias. Saber qual o nível dos jogadores pode te levar a tomar decisões ruins, em menosprezar um novato ou superestimar um experiente. Modificações no mini mapa acho mais importantes, por fornecerem seu alcance de visão, e a última posição do inimigo. Mas procuro ter uma sensação de realidade maior com menos mods. Posso me dar mal no jogo por isso? Sim, mas no fim das contas quero é me divertir.

Minhas estatísticas ainda são ruins, principalmente pelas primeiras semanas de jogo e por uma conexão ruim. A batalha terminava sem eu conseguir entrar na tela do jogo. Mas agora, tendo conseguido meu objetivo principal, de ter o Hellcat full, com a tripulaçao treinada para camuflagem e o comandante com Sexto Sentido, espero poder melhorar o desempenho geral.

Enfim, se alguém quiser dar o seu pitaco, e quem sabe jogar juntos, estamos aí...

Abs.

M1977 #2 Posted Jun 29 2015 - 20:59

Corporal

• -Players-
  • 11653 battles
  • 10
Concordo com vc amigo, jogo desde janeiro e não larguei mais, pq tb gosto de panzers, tenho 38 anos e minha esposa esta pirada hehe. Abraços!

LT_Wes_Janson #3 Posted Jun 29 2015 - 21:01

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

View PostM1977, on Jun 29 2015 - 20:59, said:

Concordo com vc amigo, jogo desde janeiro e não larguei mais, pq tb gosto de panzers, tenho 38 anos e minha esposa esta pirada hehe. Abraços!

Pois é, até larguei de ver TV em casa. Depois que todos vão dormir, é a minha hora de ir pra "guerra"....rs...

Valeu!!!!

Edited by LT_Wes_Janson, Jun 29 2015 - 21:01.

Drackor #4 Posted Jun 29 2015 - 21:31

Staff sergeant

• Players
  • 14448 battles
  • 438
  • [-RBO-] -RBO-

Primeiramente parabéns pela iniciativa.

Segundo pelo que percebi você esta com o tesão que eu e muitos jogadores experientes já tiveram desse jogo mas q o mesmo diminuiu pelo problemas como MM desbalanceado, Mods ilegais, bots etc... mas ainda tenho esperanças que irão resolver esses problemas...
Terceiro vc disse que gosta muita do Hellcat e que gosta de jogar no estilo sniper, vc esta certo essa e a forma de se jogar com esse tank, porém você disse que não faz muitos kills, pelo que parece pq vc ficar apenas numa posição, o hellcat e rápido para que vc possa usar essa velocidade e se locomover para um lado e outro buscando melhores oportunidades mesmo estando sniper, em relação aos pesados alemães eu não aconselho vc seguir como primeira linha de pesados, pois tanks como tiger e tiger 2 são difíceis de se jogar principalmente para novatos, então eu aconselho vc ir para linha do IS4 onde todos os tanks são tranquilos...

E só para concluir vc disse que o jogo se inspirou no máximo em 1945 na verdade nao e bem assim porque o WOT possui tanks pré segunda guerra até guerra fria....

Abraz!

Edited by Drackor, Jun 29 2015 - 21:32.

LT_Wes_Janson #5 Posted Jun 29 2015 - 22:03

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Olá Drackor. Realmente aparecem problemas estranhos no MM, um time com 7 heavies e o outro com 2, coisas estranhas. Sem contar os tanques fantasmas, não sei se especificamente com o Hellcat, mas por ele ter uma visão extensa, eu uso binóculos, estou no mapa Fiery Salient, na estrada, e do nada aparecem 2 tanques inimigos ao meu lado. Quais mods ilegais? O que fazem?

Quanto ao modo de jogar, vc tem razão. Estou sim procurando me movimentar mais. Ontem consegui o Sexto Sentido, e agora estou mais confiante para realocar. Vi vários vídeos de Hellcat, procurando aprender mais, pessoas com 10 kills!!! Mas com a minha melhora, consegui meu primeiro Top Gun no último sábado. Tudo tb é uma questão de sorte na batalha, estar com um time correto, etc.

Nos pesados, realmente vi que os Tigers são chatos, mas é mais uma questão de desejo de reviver a guerra, dirigindo um Tiger alemão...rs...

Os IS soviéticos por exempo, são posteriores a 1945 certo?

Abs.

Drackor #6 Posted Jun 29 2015 - 22:14

Staff sergeant

• Players
  • 14448 battles
  • 438
  • [-RBO-] -RBO-

View PostLT_Wes_Janson, on Jun 29 2015 - 18:03, said:

Os IS soviéticos por exempo, são posteriores a 1945 certo?

Abs.

IS e IS2 foram antes disso e foram usando a segunda guerra, o IS3 chegou no final da guerra mais ele não foi usado pois a guerra acabou antes, já os is5, is6, is7 e is8 foram depois disso, tirando o is4 que teve protótipos de 1944 a 1945, alguns tanks foram renomeados de IS para Obj ...
Se nao me engano o Leopard 1 e o tank mais "moderno" do WoT começando a década de 60, 70 mais o seu desenvolvimento começou 10 anos antes... por isso ele se encaixa no perfil tecnológico do jogo....

Edited by Drackor, Jun 29 2015 - 22:34.

LT_Wes_Janson #7 Posted Jun 29 2015 - 22:23

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Não cheguei a pesquisar a respeito, mas sabia que não existiu Leopard na Guerra. Valeu pelas informações.

Abs.

Drackor #8 Posted Jun 29 2015 - 22:31

Staff sergeant

• Players
  • 14448 battles
  • 438
  • [-RBO-] -RBO-

View PostLT_Wes_Janson, on Jun 29 2015 - 18:23, said:

Não cheguei a pesquisar a respeito, mas sabia que não existiu Leopard na Guerra. Valeu pelas informações.

Abs.

Mas teve um projeto o VK 1602  Leopard ( tank leve ) 

Vc pode ver alguns detalhes do veiculo na sua arvore tecnológica, e só clickar com o botão direito do mouse sobre o tank e ir em "detalhes do veiculo" no começo da caixa que abre para vc tem informação resumida do mesmo.

Abraz

Edited by Drackor, Jun 30 2015 - 07:37.

LT_Wes_Janson #9 Posted Jun 29 2015 - 22:35

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256
Ainda tenho muito que aprender...rs...Toda vez que vejo esse Leopard, parece uma formiga minuscula, daquelas que vc nao consegue pisar nem a pau...rs...Rapido demais...

Sargento #10 Posted Jun 29 2015 - 23:05

Staff sergeant

• Players
  • 36766 battles
  • 370
Opa legal, pessoal vcs precisam entrar em clã, assim tirar duvidas, fazer pelotão etc.Mas principalmente sobre desenvolvimento pessoal, qto melhor o desempenho nas partidas, menor será o esforço, stress de chegar no tier 10.

Cadesh #11 Posted Jun 30 2015 - 19:00

Staff sergeant

• Players
  • 10527 battles
  • 397
  • [-RBO-] -RBO-

Parabéns pelo post, bem escrito em bom português.

Creio que você tem uma ideia muito boa de como o jogo funciona. Com o tempo você vai aprender a ser mais ousado com o Hellcat mas é sempre fundamental empregar bem o terreno e a camuflagem. Na verdade, com o Hellcat você tem a arma ideal para manter boa relação de dano e kills. Quanto às reclamações dos outros jogadores, não estressa, a galera reclama o tempo todo.

Bem vindo ao clube dos velhinhos que jogam WOT.

LT_Wes_Janson #12 Posted Jul 01 2015 - 01:53

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Quero ganhar mais experiencia antes de entrar num clã, antes de me comprometer com tal responsabilidade...

Parece que esse jogo tem muitos "velhinhos" igual a mim...rs...

RBressan #13 Posted Jul 01 2015 - 16:32

Sergeant

• -Players-
  • 21328 battles
  • 109
  • [OWAR] OWAR

View PostLT_Wes_Janson, on Jul 01 2015 - 00:53, said:

Quero ganhar mais experiencia antes de entrar num clã, antes de me comprometer com tal responsabilidade...

Então somos dois!!! rsss Que tal se fizermos um pelotão dos quarentões???? rss.... Tenho 43 tbm!!

Curti muito seu post, mesmo porque, é raro um post aqui que não gera Discórdia!! rsss....

Legal tua responsabilidade quanto ao assunto Clã, mas como eu, vc deve ter tempo limitado para jogar, correto?

Uma coisa muito ruim no WOT é a frustração quando vc toma uma decisão errada, resolve seguir uma linha, ou um método, e depois percebe que quase tudo no jogo é exponencial, ou seja, quanto mais tempo vc tem de jogo, mais vai demorar para corrigir, caso se arrependa de alguma decisão agora...rss

Então vou aproveitar esse gancho da nossa idade, e te aconselhar a algumas coisas:

1. É impagável jogar com a bandeira do cla no seu nick e no seu tank; Os caras são MUITO divertidos! São raríssimas as exceções..... E não tem fronteiras.... de vez em quando acontecem uns atritos, mas no geral, os caras são muito legais. Todos gostam muito de ajudar, dar dicas..... e as estratégias.... vc não faz ideia da especialização desse pessoal! Todas as suas impressões, de aplicação de táticas, ação e reação... paciência e push.... Agora, imagina vc jogando em grupos de 7 ou 10, em fortaleza, ou num time de 15 numa CW. Não dá pra explicar.... é muito louco! Uma vez no ROTA jogamos, por acaso, 3 seguidas de fortaleza com um time do clã CABRA! Foram as 3 partidas mais engraçadas de todas! O pessoal é fantástico! 

Alias, é incrível como a cada 2 de 3 partidas aleatórias encontro alguém do CABRA, e é sempre muito divertido..... 

2. Apesar de ter muito clã competitivo, e corretamente exigindo taxas altas de índices de jogo, outros clãs dão muito valor para players com responsabilidade e fidelidade, exigindo um padrão de jogo mínimo; Muitas vezes é melhor pro comandante confiar que aquele noob tomatinho no time dele faça o que é orientado, do que ter surpresas desagradáveis e estresse com os "prós" berinjelas....rsss. Vale muito pro clã um TIME com harmonia.

3. É muito legal e motivante relacionar detalhes históricos com o WOT.... inclusive, por exemplo,  já li matérias de um pessoal que chegou no nível da matéria prima do aço, forja, tempera e composição química para explicar a diferença de blindagem de tanks alemães, americanos e russos! Velho! Isso é nível atômico! Molecular!!! É pesquisar o pentelho do feto!! rsss..... Mas apesar disso, utilizar de estratégia e método históricos no WOF é pedir para desmotivar. Te aconselho a pesquisar a WIKI do WOT (e depois no detalhe mais avançado, a WIKI Russa - pode usar o google tradutor que dá pra entender....rsss) que vc vai descobrir ótimas vantagens em tanks aparentemente horríveis de se jogar!!! 

Enfim, me adiciona ai no WOT (RBressan) e vamos jogar umas partidas..... daí conversamos mais! hehehhe......

Abraços e parabéns novamente pelo tópico!

Roberto.

Sargento #14 Posted Jul 01 2015 - 18:57

Staff sergeant

• Players
  • 36766 battles
  • 370

View PostLT_Wes_Janson, on Jun 30 2015 - 21:53, said:

Então, a questão é essa, a sua experiência do game, experiência ganha no jogo, irá ser melhor para você, vai se desenvolver melhor em clã/pelotão, e não adquirir vícios ruins do game, vai por mim, tenho 32mil batalhas. E tem gente com 10mil que sabe muito mais do que eu. Logo logo você entra na parte legal do jogo que são os tier 7,8 e 9, dependendo do tank você vai conseguir enfrentar tiers mais fortes, dar um dano extra, segurar 3 inimigos e fazer a diferença na batalha.

LT_Wes_Janson #15 Posted Jul 01 2015 - 20:32

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Valeu RBressan!!! Vou adicionar sim. E tenho tempo limitado, jogo depois que a turma dorme em casa. Quem mais quiser adicionar tb, fique a vontade.

Inclusive encontro sempre o pessoal do CABRA, e um dos membros me convidou para ingressar...rs

Sargento, entendi sua colocação. Tenho pensado seriamente nisso...

Edited by LT_Wes_Janson, Jul 01 2015 - 20:56.

KiDiaba #16 Posted Jul 02 2015 - 03:39

Staff sergeant

• -Players-
  • 28501 battles
  • 334
  • [GOFD] GOFD

Rapaz, me identifiquei totalmente com seu tópico :playing:

Tenho 38 anos e estava procurando um jogo online de estratégia e por acaso achei esse de fps. Foi amor a primeira vista, principalmente por ter esse Match Marking que coloca tanques de níveis semelhantes para batalhar, o que não me obriga a ficar upando. Por ser um jogo de estratégia e de paciência, deve atrair jogadores mais velhos para jogar.

Bem, concordo em número e grau com você e pretendo jogar por alguns anos WOT :playing:

Yuriev #17 Posted Jul 02 2015 - 17:24

First lieutenant

• Players
  • 45568 battles
  • 952
  • [RELIC] RELIC

Bem vindo novato :honoring:

Um conselho se voce quer ser bom no jogo, dedique pelomenos metade do tempo que voce tem para jogar em ver videos no youtube e ler taticas nos forums. Toda vez que voce pegar um tanque e sentir que voce nao esta dominando ele muito bem vai na parte do forum dedicada aos tanques e veja dicas de jogadores experientes, afinal cada tanque tem seus macetes.

Se voce entende ingles recomendo acompanhar o canal do Jingles no youtube, e muito informativo, divertido e engraçado. Ele e um veterano da marinha britanica :honoring:

https://www.youtube....r/BohemianEagle

Tem muitos outros bons youtubers tambem, mas o jingles e o mais interessante para quem e iniciante.

Tem tambem o twitch do jiggmaster em portugues http://www.twitch.tv/giggmaster

O macete e voce encontrar um youtuber ou streemer que voce se indentifique e ache divertido e assistir com frequencia. E nao se engane, world of tanks e um jogo muito facil de jogar mas extremamente dificil de dominar....   Boa sorte :honoring:

LT_Wes_Janson #18 Posted Jul 02 2015 - 17:32

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Isso aí KiDiaba!!! Não sei se a Wargaming já fez essa estatística, mas acredito que o número de jogadores mais velhos realmente dever ser mais alto quando comparados outros FPS. Não é o tipo de jogo para a pessoa entrar e já sair dando tiro para todos os lados, pois se fizer isso vai se frustrar...

Não estou dizendo que os mais novos não vão gostar, não me entendam mal...rs...

LT_Wes_Janson #19 Posted Jul 02 2015 - 17:45

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Obrigado Yuriev. Tenho essa preocupação mesmo, de assistir vídeos, e já tinha até descoberto o Jingles sim. O cara é ótimo! Legal saber que ele é veterano, dá mais importância ainda às dicas dele.

Bem para novatos mesmo recomendo o Pampa, que fala sobre os diversos tipos de tanques, mas sem focar muito na estratégia.

Outro que gostei é o QuickBaby, muito bem feitos e editados os vídeos.

Abs.

LT_Wes_Janson #20 Posted Jul 03 2015 - 22:42

Staff sergeant

• -Players-
  • 5766 battles
  • 256

Olhem que legal esse vídeo de um Hellcat real!!!

https://www.youtube....h?v=MMbI22Uya8A

1 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users