Jump to content

[GUIA] Dicas Que Usei Para Deixar de Ser "Noob" (tradução)

• Please log in to reply
No replies to this topic

LucasAnon #1 Posted Nov 06 2020 - 18:19

First lieutenant

• Players
  • 9676 battles
  • 503
  • [BABNS] BABNS

Olá tankistas,

Nesse guia, escrito por Rawkes, no forum do WOTLABS, temos um apanhado de dicas que o criador original do tópico disse ter posto em prática pra ajudá-lo a ter uma performance melhor. Eu havia lido esse tópico há uns anos atrás, e sempre tentei por em prática. Me esforcei e colhi os frutos. Acho que passou da hora de alguém traduzi-los pro nosso idioma e postar no nosso forum para ajudar a nossa comunidade brasileira.

Lembrando: NÃO sou o autor do tópico, mas usei praticamente todas as dicas que ele escreveu, na época, e me ajudou muito.

PS: Precisei colocar algumas informações como imagens (principalmente as partes onde não contém link), pois o artigo ficou com mais de 42 mil letras, e o fórum não permite postagens muito longas.

O link do tópico original é ESTE

Segue a tradução:

Eu recentemente cheguei ao “nível” roxo (unicum) nos recentes tanto para WN8 quanto pro Win Rate, então eu pensei que já era hora de fazer um balanço do meu progresso e das coisas que tenho feito para melhorar - eu espero que ajude alguém. Este artigo é bem longo (como sempre) e não foi feito para ler de uma vez só, sem descanso. Em vez disso, é mais uma referencia de dicas para consultar quando as coisas derem errado (e vão dar).

Aviso inicial

• Eu uso o termo “unicum” como definição literária para alguém com WN8 acima de 2450.
  • Minhas estatísticas recentes ao tempo que eu escrevia este artigo me coloca no espectro de unicum, especialmente nas minhas últimas 1000+ partidas solo (WN8 2487 - WR 60.16%), que é medido pelo WOTLabs.
  • Voce pode saber mais sobre mim (o autor do guia, no caso), no meu perfil do WoT
  • Eu não me considero um player excelente, nem me considero saber mais que os outros
  • Na verdade, eu cometo erros o tempo todo (menos do que antes, tomara) e eu estou sempre procurando melhorar
  • Meu objetivo é dar os conselhos que eu gostaria ter recebido quando comecei, na esperança de que os players novos tenham um “início de jogo” mais tranquilo.
  • Todas as dicas dadas são baseadas numa experiencia passada e não garantem que voce vai chegar ao stats de unicum - a trajetória de cada player é diferente. Uns aprendem mais rápidos que outros..
  • Irei colocar link com materiais de estudos quando for possível
  • Essas dicas AINDA FUNCIONAM, o que significa que será atualizada assim que eu aprender novas coisas

Dicas (não ha ordem de dicas, todas são importantes)

Coisas em geral que eu queria saber quando estava começando

Spoiler

• Mods úteis

(Nota do tradutor: Ter mod ou não é gosto de cada um. Na minha humilde opinião, existem mods que atrapalham mais do que ajudam, qualquer dia faço um guia para mods, especificamente do ASLAIN, que é o que eu uso)

• XVM (com predição de WIN CHANGE removido) – principalmente pelas funcionalidades extras do minimapa, registro de danos e icone de spotado na lista de player
  • Autoaim Indicator + Snapping – previne voce de precisar clicar freneticamente tentando dar auto-aim em algum tanque inimigo
  • ServerCross2 – Mostra uma segunda mira na sua tela, esta é a MIRA DO SERVIDOR, ou seja, o que o servidor ve, ONDE SEU TIRO VAI  

Pegue o tanque certo pra sua jogabilidade preferido

Spoiler

Foque em apenas um tanque ou um tipo de tanque por vez

Spoiler

Faça categorias para seus tanques

Spoiler

Só vá aos tiers acima se voce estiver pronto - não tente correr antes de andar

Spoiler

Não faça os bonus de vitórias diárias (x2/x4) em vários tanques diferentes

Spoiler

Desligando a predição de vitória do XVM

Spoiler

Seguindo/rastreando seu progresso

• Existem vários sites que rastreiam seu progresso no jogo
  • As principais estatísticas pra acompanhar são: sua performance em cada tanque, seu WN8 geral e seu WR (winrate) geral
  • WoTLabs é um ótimo site para monitorar essas áreas
  • Outros websites: tanks.gg / wotstats / noobmeter / Wot-life e o próprio site oficial do World of Tanks

Aprenda como tanques funcionam

• Eu não posso enfatizar o quão importante é pelo menos aprender sobre o tanque que você está dirigindo
  • Idealmente, você também quer aprender sobre os tanques que está enfrentando
  • De uma olhada geral no WoT Wiki
  • Compare os tanques usando o tanks.gg ou até dentro do jogo mesmo
  • Estude armadura, angulos de penetração e “soft-stats” usando o tanks.gg também
  • Aprenda de uma forma geral sobre o tempo de recarga de cada tanque - mesmo que seja de uma forma “geral” (por exemplo: tanque X recarrega rápido/médio/lento)
  • Aprenda, de uma forma geral, o melhor local para penetrar os tanques. Geralmente são: Lower plate (parte baixa do chassi), Cupola (escotilhas do comandante/motorista), laterais e traseiras do tanque (tanto na torre quanto no chassis)
  • Aprenda onde NÃO atirar nos tanques, em geral.. Ex: Upper frontal plate (parte de cima/frente do chassi), gun mantlet (mantelet da arma), tracks (esteiras)
  • Faça uma pesquisa toda vez que voce se deparar com um tanque que voce achou difícil penetrar. Entre no tanks.gg, escolha o tanque que achou difícil, mude la embaixo pro tanque atirando (pra escolher o seu) e veja no modo LIVE onde vc penetraria (coloque o modelo visual do tanque inimigo no mesmo angulo que ele estava). NÃO COMETA OS MESMOS ERROS achando que o resultado vai ser diferente dessa vez (é melhor confiar na sua habilidade do que na sorte)

Aceite e use munição premium

Spoiler

Tenha um pouco de munição HE para momentos chave

• É válido manter uma pequena quantia de munição HE (varia de tanque pra tanque) para resetar a captura da base - não vale a pena arriscar quando faltam apenas 5 segundos pra voce perder
  • Lembre-se que HE QUASE SEMPRE causa dano, então use-a contra tanques com pouca HP atirando em locais que tenham menos blindagem
  • Isso geralmente não é prático para auto-loaders, pelo alto tempo de recarga do clip

Consistencia é a chave

Spoiler

Solo vs. pelotão

• Eu percebi que jogar em pelotão é prejudicial pra encontrar meu “estilo de jogo favorito” e também achei mais difícil pra perceber meus erros
  • Jogar sozinho me deu o tempo e espaço que eu precisava pra cometer os erros e experimentar novas jogadas sem aquela pressão extra de tentar coisas novas e ser conflitante com a jogabilidade do pelotão.
  • Jogar solo também me permitiu jogar mais jogos em pouco tempo, tendo em vista que eu não precisava esperar a partida acabar, se eu morresse, por exemplo
  • Mantenha em mente que jogar em pelotão é conhecido por aumentar artificialmente suas estatísticas. As chances de voce jogar PIOR quando está solo são grandes
  • Não me entenda mal, jogar em pelotão tem seu valor, mas não se acostume se voce quiser melhorar sua jogabilidade como um bom jogador

Encontrar o melhor horário para jogar

Spoiler

Culpando o matchmaking ou seu time

Spoiler

Revisar replays

• Mantenha cópias dos seus replays; os jogos bons, os jogos péssimos e os jogos “ok-ish”
  • Reveja os replays e procure por coisas que voce nao percebeu na partida - Eu não tenho feito mais isso, mas eu deveria

Aprendendo com os outros

• Aprenda com jogadores experientes - eles, normalmente, ficam felizes em dar conselhos e ajudar players novos
  • Cada um joga de uma forma diferente, então não espere ter os mesmos resultados se voce seguir o conselho de um “unicum”
  • A grama é sempre mais verde no quintal do vizinho - voce normalmente não ve os resultados ruins de outros players
  • •    Recomendações (do autor do guia, abaixo, postarei as minhas recomendações)
  • Recomendações do tradutor:
    • SirFoch (joga basicamente sem atirar de munição premium, mas tem um estilo nervoso)
    • Skill4LTU (normalmente calmo, extremamente experiente, explica quase tudo que faz, exceto quando está super focado)
    • Nick_Shox (super simpático, tira dúvidas, revisa seus replays, te corrige)
    • 13Disciple (super simpático, explica tudo mastigado, mostra matemática, testa mecânicas, etc)
    • Após bastante experiencia, e atingir stats de azul/roxo, vale a pena checar os melhores jogadores do mundo (na minha humilde opinião), nenhum desses dois que vou citar explicam o que fazem, não falam ingles e as vezes nem microfone é ativado na stream, mas a gameplay é de um nível surreal) >>> StanloxEmilia_FVDecha

Opções do jogo e controles

• Enable Dynamic Camera (Ative a camera dinamica)
    • Isso previne que a camera se mova quando voce estiver no modo sniper
    • Voce vai perceber que é muito mais fácil mirar enquanto estiver se movendo com essa opção ativada
    • Enable Horizontal Stabilisation (Ativar a estabilização horizontal) (precisa do Dynamic Camera ativado)
    • Isso mantém a camera no alvo enquanto for girar o hull (chassis) do seu tanque, enquanto estiver no modo sniper (ao invés de mover a arma junto com o chassis)
    • Em uma última análise, torna-se muito mais fácil manter sua visão num tanque enquanto balança o chassi, mesmo virando 180 graus, se preciso
  • Faça um experimento desativando alguns modos de jogo por uma semana ou um tempo maior
    • Eu percebi que desativando o modo Assalto (ataque/defesa) fez meu Win Rate ser mais consistente
    • Eu ainda tenho o modo Encontro ativado
  • Use o indicador de penetração nas configurações
    • Esse é o marcador colorido no meio da sua mira
    • Ela te mostra a chance de penetração de acordo com o local que voce está mirando
    • Vermelho = sem chance, laranja = possivelmente, verde = provavelmente
    • Ele não leva o angulo em consideração, então use essa informação com sabedoria
  • Aprenda a usar a tecla T nos inimigos mais perigosos para “focar tiro” num mesmo inimigo (assim seu time tem mais idéia do que voce quer fazer)
  • Use a tecla C para recarregar manualmente
    • Essa informação é super-útil quando voce está usando um autoloader e não descarrega o clipe todo (lembre-se, não é pq vc tem 5 tiros no clipe que vc precisa necessariamente atirar as 5 munições, as vezes é melhor dar 3 tiros sem tomar nenhum em retorno do que dar tempo pros inimigos te atirarem de volta)

Use as tripulações (equipes) ao seu máximo potencial

Spoiler

Use consumíveis e equipamentos

• Eles fazem uma diferença gigantesca em como um tanque se comporta
  • Use sua experiencia para fazer pequenas mudanças (exemplo: Troque o extintor de incêndio caso voce pegue fogo com pouca frequência)    •    Não subestime o poder da ração de combate - eles são caros, mas podem fazer a diferença entre morrer e matar.
  • Use as camuflagens - adiciona bonus e o tanque fica mais bonito :)

• Jogabilidade e técnica
  • No geral, entenda e abuse de cada mecanica e tática do jogo que esteja a sua disposição para vencer os adversários
  • Se voce não fizer isso, alguém vai - não seja teimoso, senão voce vai ser o jogador que vai morrer e perder.
  • Aprenda os posicionamentos de mapa
    • Isso é algo que é fácil pesquisar, mas difícil de por em prática
    • Meu conselho seria observar o posicionamento de cada jogador e combinar isso com sua experiencia
    • Lembre de lugares que funcionaram maravilhosamente bem, mas  lembre-se também de locais que deram super-errado (voce não quer cometer o mesmo erro duas vezes)
    • Lembre-se de lugares que te dão cobertura sólida, mesmo que voce não precise dela no momento - elas são úteis para quando voce estiver retornando (para defender um avanço inimigo, por exemplo)
    • Experimente lugares novos quando voce tiver uma chance
    • Antes de voce perceber, voce vai ter jogado em todos os mapas tantas vezes que voce vai se sentir confortável para ir nas posições
  • Tenha certeza que voce entendeu, de modo geral, as mecanicas do jogo
  • Use o benefício da conta Premium (se possível)
    • Se voce for esperto com conta Premium, então voce vai salvar muito tempo com o grind e treinamento de equipe
    • Geralmente, conta Premium te dá 1.5x XP e créditos (só de ter conta premium)
    • Nota do tradutor: Sei que é difícil pra muitos (eu mesmo já fui free to play player), mas basta fazer uma conta básica. Um mes de premium custa em torno de R$30,00. Isso dá R$1,00 por dia.. pra ganhar 50% a mais de experiencia e créditos, ao longo do tempo, é mais barato pagar 1 real por dia pra jogar do que gastar 50% a mais do seu tempo pra progredir.
  • Endenda como funciona a visibilidade e mecânica de spotting
    • Particularmente, como arbustos funcionam
    • Pelo menos, tenha certeza que voce está 15 metros atrás de um arbusto (desse jeito ele para de ficar transparente) antes de atirar, tendo assim uma chance maior de nao ser visto (spotado)
    • Aprenda sobre view range, draw range e render distances
  • Angulando e posicionamento dos veículos (hull down, turret down, etc)
    • Eu sabia sobre isso no início, mas nunca havia trabalhado essas mecânicas enquanto jogava
    • Angular não funciona toda hora, mas vale a pena tentar pela possibilidade de um ricochete que pode salvar sua pele
    • Ficar hull down é incrivelmente poderoso, particularmente em tanques que tem a torre com boa armadura, como o T34, Super-Conqueror, etc
    • Assim como quase todos os conselhos aqui, a prática leva à perfeição
  • Flanquear, peek-a-boom, etc
    • De novo, isso é algo que eu sabia antes mas raramente eu usava, quando estava começando
    • Aprender quando voltar e/ou flanquear geralmente resultam em dano fácil contra os inimigos e livre de levar tiros em retorno (se souber o timing perfeito)
    • Peek-a-boom é uma técnica que demora pra aprender, mas quando dominada, voce praticamente não vai tomar tiro em retorno

Spoiler

Spoiler

Spoiler

Spoiler

Vontade de aprender e melhorar ativamente

Spoiler

Percebendo os erros e mantendo um registro da frequencia deles

Spoiler

Seguindo seus instintos

• Seu instinto é mais esperto do que voce e ele pode ver o futuro
  • Sério, saia já de onde voce estiver (na partida) se voce começar a sentir que o que está fazendo não parece certo
  • Voce pode descobrir se seu instinto estava certo ou errado após a partida - pela minha experiencia pessoal, seguir o instinto é o correto em quase todas as vezes

Lidando com e esperando o fracasso

• Ninguém é perfeito - até os melhores jogadores tem as piores partidas
  • Voce VAI TER partidas ruins
  • Voce VAI PERDER 10 partidas em sequencia sem nenhuma razão aparente (sempre tem uma razão)
  • As vezes, da ruim mesmo, e é fácil culpar ALGO ou ALGUÉM nessas situações
  • As pessoas tendem a lembrar dos momentos ruins mais do que lembram dos bons - voce se lembra quando perdeu várias partidas em sequencia, mas não vai lembrar quando ganhou 10 partidas em sequencia
  • Aceite que voce vai ter momentos ruins, siga em frente ou de um tempo a si mesmo

Raiva “fria” e “quente”

Spoiler

Fazer o melhor uso do seu tempo e dinheiro

• Use tanques premium pelas razões já citadas anteriormente (+XP/creditos)
  • Use uma conta premium pelas razões citadas anteriormente (+XP/creditos)
  • Capitalizando com missões e eventos “especiais”
    • Compre equipamentos, consumíveis e camuflagens em quantidade grande, durante época de descontos
    • Faça as missões pessoais para ganhar créditos de forma relativamente fácil
    • Use as reservas pessoas para drenar aquela XP extra nas suas partidas
    • Espere por datas que tenham desconto na troca de XP conversível para XP livre

Suas estatísticas não significam nada quando voce está começando

• Suas estatísticas vão flutuar muito durante seus primeiros meses no jogo, é normal e aceitável
  • Isso acontece pois cada partida tem um impacto grande nas suas estatísticas, pelo fato que voce jogou poucas partidas
  • Isso é o motivo de voce poder encontrar players novos com estatísticas maravilhosas - eles deram “re-roll” na conta (pagaram uma quantia X de gold pra WG e resetaram toda a conta dele) ou foram incrivelmente sortudos nas primeiras partidas (raríssimo)
  • Seus stats vão se estabilizar conforme voce joga mais jogos - pra mim isso foi em torno de 1000 partidas
  • Por isso que a maioria dos sites de estatística usam a marca das últimas 1000 partidas para definir a performance do jogador

Não sacrifique win-rate por WN8

• Apenas não faça, não tem nada pior do que um jogador puramente interessado em dano e não ajudando o time
  • Se voce tiver a chance de ganhar e o jogo puder ir de outra maneira, ou dependa muito de voce carrega-lo, faça, carregue, e vença
  • WN8 sozinho só mostra que o jogador é eficiente em causar dano
  • WN8 e win-rate combinados dizem que o player é eficiente em dar dano E é um ótimo team-player (ou muito, muito sortudo, que é difícil)

Não “forge” suas estatísticas puramente pra ter stats bons

Spoiler

Suas estatísticas não te dão nenhum privilégio

• Então voce agora tem boas estatísticas que a maioria dos outros players não tem? Maneiro! Só não seja um otááário por isso!
  • Na verdade, suas estatísticas são, discutivelmente, uma medalha da experiencia, e voce deveria passar bons exemplos pros outros
  • Não desconte suas raivas nos outros
  • Não insulte os jogadores novos (voce já foi um, seja humilde)
  • Se voce quer ser respeitado, voce precisa ganhar o respeito
  • Se voce for educado, então as pessoas provavelmente irão te ouvir e seguir seus pedidos/conselhos
  • Todos nós cometemos erros de vez em quando (Eu acho difícil não comentar no chat as vezes), mas tente manter em mente e raciocinar antes de escrever as coisas no chat/reddit/forum/etc

Ponha suas expectativas no nível correto

• Não tenha expectativa muito alta - mire em objetivos razoáveis e re-avalie quando voce os atingir
    • Quando eu era amarelo (WN8 ~800) eu mirei em virar verde (+100 WN8)
    • Quando eu era verde, eu mirei em ser verde escuro (+300 WN8)
    • Quando eu era verde escuro, mirei em ser azul (+400 WN8)
    • E assim por diante…
  • É muito mais fácil mirar pra +400 WN8 de cada vez do que pular de amarelo e virar roxo - voce vai se paralisar com a pressão
  • Seja realista sobre o quanto vc CONSEGUE mudar seu win-rate - voce pode melhora-lo mas ele vai flutuar pois não depende somente da sua skill (lembre-se que, no final das contas, é um JOGO DE TIME)
  • Tenha um momento seu para apreciar a ocasião depois que voce atingir cada objetivo (WN8 mais alto, marcas de excelência, etc)

Prazer ao jogar vs focar nas estatísticas

• No final das contas, voce começou a jogar World of Tanks para se divertir e se distrair - nunca se esqueça disso
  • Muita das vezes eu sinto que estou numa luta constante entre aumentar as estatísticas e diminuir o prazer em jogar
  • Tente achar um equilíbrio entre os tanques que voce goste de jogar e também tenha stats bons (o tanque que combina com sua jogabilidade)
  • De um tempo se voce achar que só está jogando para melhorar as estatísticas, do contrário voce vai enjoar e odiar o jogo em pouco tempo

Enfim, este foi um guia longo, demorei um bocado de tempo para traduzir tudo. Qualquer dúvida, poste aqui que eu e os outros membros deste forum ficaremos felizes em ajudar. Lembrem-se, todo mundo começou a jogar sem saber nada, alguns cansaram de perder e outros continuam perdendo depois de dezenas de milhares de partidas. O quão eficiente voce quer ser no joguinho? O quão divertido voce acha que é entrar em cada partida, dar dois tiros e morrer?

1 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users